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A Importância do Marketing Digital no Seu Negócio

A Importância do Marketing Digital no Seu Negócio

Num modo geral o marketing digital refere-se à publicidade fornecida por meio de canais digitais, como mecanismos de pesquisa, sites, redes social, e-mail e aplicativos móveis. Usando esses canais de media online, o marketing digital é o método pelo qual as empresas apresentam os seus produtos, serviços e marcas. Os consumidores dependem muito dos meios digitais para pesquisar produtos. Por exemplo, os insights de marketing do Think with Google descobriram que 48% dos consumidores começam suas pesquisas em mecanismos de pesquisa, enquanto 33% procuram sites de marcas e 26% pesquisam em aplicações móveis.

 

Marketing Digital

O Marketing Digital num mundo online

Embora o marketing digital dos dias modernos seja um enorme sistema de canais para os quais os profissionais de marketing simplesmente devem integrar suas marcas, a publicidade online é muito mais complexa do que os canais isoladamente. Para atingir o verdadeiro potencial do marketing digital, os profissionais de marketing precisam aprofundar os seus conhecimentos no vasto e intrincado mundo do cross-channel de modo a desenvolver estratégias de impacto por meio do marketing de engajamento.

O marketing de engajamento é o método de formar interações significativas com clientes potenciais e recorrentes com base nos dados coletados ao longo do tempo. Ao envolver os clientes no cenário digital, podemos construir o reconhecimento da marca e assim desenvolver uma posição online de importância no seu setor e colocar a sua empresa na vanguarda.

Ao implementar uma estratégia de marketing digital omnicanal, os profissionais de marketing podem recolher insights valiosos sobre os comportamentos do público-alvo e, ao mesmo tempo, abrir a porta para novos métodos de envolvimento do cliente. Além disso, as empresas podem esperar um aumento na retenção. De acordo com um relatório do Invesp, as empresas com fortes estratégias de engajamento do cliente omnicanal retêm uma média de 89% de seus clientes em comparação com empresas com programas omnicanal fracos que têm uma taxa de retenção de apenas 33%.

 

“O digital está no centro de tudo no marketing hoje – passou de‘ uma das coisas que o marketing faz ’para‘ A única coisa que o marketing faz ’.”

Sanjay Dholakia, Ex-Diretor de Marketing, Marketo

 

Alguns dos problemas mais comuns que o marketing digital pode resolver

 

Para otimizar as suas estratégias de marketing, o digital é obrigatório. O marketing digital pode ajudá-lo a conhecer o seu público, aprender dados importantes sobre o mesmo e fornecer métricas que darão credibilidade à sua equipa de marketing.

Problema: não conheço meu público bem o suficiente para começar. Conhecer o seu público leva tempo e, embora a sua equipa de marketing possa ter desenvolvido personas de público que podem ser úteis, os consumidores que passam ativamente on-line podem não se comportar da maneira que esperava. Sintonize-se com o seu público e construirá credibilidade que o destacará da concorrência.

Problema: não otimizei os meus canais para SEO. Independentemente da sua posição no processo de marketing, é importante entender as práticas recomendadas de SEO. Além de melhorar a classificação do mecanismo de pesquisa, o SEO pode reforçar e apoiar os testes e a otimização da sua campanha para garantir que esteja a providenciar aos seus cliente conteúdo valioso com qualidade.

Problema: não tenho uma estratégia de redes sociais. Independentemente de querer desenvolver uma estratégia de media social orgânica, uma estratégia de media social paga ou uma mistura das duas, é importante ter alguma forma de marketing social em vigor. Embora a media social seja excelente para branding e engajamento, também pode ser um canal útil para propaganda de marketing digital. Encontre um nicho e uma voz consistente, seja paciente e, à medida que o número de seguidores aumenta, o impacto dos seus anúncios também aumenta.

Problema: as minhas equipas de marketing estão isoladas. É importante romper os silos para criar estruturas ágeis e fluidas. Os seus clientes não ficam presos em apenas um canal esperando por anúncios, então os seus esforços de marketing devem implantar a funcionalidade entre canais com equipas que trazem vários conjuntos de habilidades para a mesa para envolver os clientes onde eles estão. Cada rede social e canal inclui públicos e expectativas diferentes, então os esforços de marketing podem parecer completamente diferentes para cada um. Isso inclui tom, imagens, ofertas e até mesmo a hora do dia em que publica as suas comunicações, sejam elas posts ou anúncios.

 

Maketing online

 

Componentes do marketing digital

O marketing digital abrange uma grande rede de pontos de contacto digitais com os quais os clientes interagem muitas vezes ao dia. Para utilizar adequadamente esses canais, precisa entender cada um deles.

 

Pesquisa paga

Pesquisa paga, ou publicidade paga por clique (PPC), normalmente refere-se ao resultado patrocinado na parte superior ou lateral da página de resultados de um mecanismo de pesquisa (SERP). Estes anúncios cobram por cada clique e podem ser ajustados para serem exibidos quando determinados termos de pesquisa são inseridos, de modo a que os seus anúncios sejam direcionados a públicos que buscam algo em particular. Esses anúncios podem ser extremamente eficazes, pois dependem de dados coletados do comportamento on-line de indivíduos e são usados ​​para aumentar o tráfego do site, entregando anúncios relevantes para as pessoas certas no momento certo. Esses anúncios também envolvem retargeting, o que significa que, dependendo das ações dos clientes, as ferramentas de automação de marketing podem criar anúncios pessoais de plataforma cruzada exclusivos.

 

Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)

SEO é o processo de otimizar o conteúdo, a configuração técnica e o alcance do seu site, de modo que suas páginas apareçam no topo de um resultado de mecanismo de pesquisa para um conjunto específico de termos de palavras-chave. O uso de SEO pode levar visitantes ao seu site considerando que 90% das pessoas que pesquisam ainda não formaram uma opinião sobre uma marca. Embora o PPC e o retargeting tenham o seu lugar, o tráfego orgânico online obtido por meio da otimização de mecanismos de pesquisa tem enorme influência nos rankings de pesquisa e, por extensão, no tráfego orgânico do site. Ao usar palavras-chave e frases, poderá usar o SEO para aumentar exponencialmente a sua visibilidade e iniciar um relacionamento duradouro com o cliente.

 

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo eficaz não é de natureza promocional externa, mas serve para educar e inspirar os consumidores que buscam informações. Quando oferece conteúdo relevante para o seu público, isso pode torná-lo num líder inovador e numa fonte credível de informações, tornando menos provável que os seus outros esforços de marketing se percam na estática. Na era online, o marketing de conteúdo obtém três vezes mais leads do que a publicidade de pesquisa paga, então vale a pena o esforço adicional.

 

Marketing em redes sociais

A chave para um marketing de media social eficaz vai muito além de simplesmente ter contas ativas. Deve também inserir elementos sociais em todos os aspetos dos seus esforços de marketing para criar o maior número possível de oportunidades de partilha do seu conteúdo. Quanto mais o seu público é inspirado a se envolver com o conteúdo, maior é a probabilidade de ele compartilhá-lo, potencialmente inspirando os seus contactos a se tornarem clientes também.

 

Marketing de email

Depois de mais de duas décadas, o e-mail ainda é a maneira mais rápida e direta de chegar aos clientes com informações críticas. Hoje, as campanhas de e-mail bem-sucedidas devem ser incrivelmente envolventes, relevantes, informativas e divertidas para não ficarem enterradas na caixa de entrada do cliente. Para ter sucesso, os e-mails de marketing devem satisfazer cinco atributos principais. Eles devem ser confiáveis, relevantes, comunicativos, coordenados em todos os canais e estratégicos.

 

Marketing em dispositivos móveis

Os dispositivos móveis são mantidos nos nossos bolsos, ficam ao lado das nossas camas e são verificados constantemente ao longo do dia. Isso torna o marketing extremamente importante – dois terços dos consumidores podem-se lembrar de uma marca específica que viram anunciada na semana passada – mas esta interação também tem muitas nuances, considerando a sua natureza íntima. SMS e marketing em aplicativos são opções para alcançar os seus clientes, mas, além disso, deve considerar a coordenação dos seus esforços de marketing noutros canais de marketing digital.

 

Maketing mobile

 

Automação de marketing

A automação de marketing é uma plataforma integral que conecta todo o seu marketing digital. Na verdade, as empresas que automatizam a gestão de leads observam um aumento de 10% ou mais na receita em seis a nove meses. Sem ele, as suas campanhas parecerão um quebra-cabeça inacabado faltando uma peça crucial. O software de automação de marketing otimiza e automatiza as tarefas e o fluxo de trabalho de marketing, mede os resultados e calcula o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas digitais, ajudando-o a aumentar a receita com mais rapidez. A automação de marketing pode ajudá-lo a obter informações valiosas sobre quais programas estão a funcionar e quais não, e fornecerá valiosas métricas para medir o sucesso das suas campanhas.

 

Planear, implementar e otimizar o seu programa de marketing digital

Comece o lançamento do seu programa de marketing digital determinando primeiro qual o seu público e as suas metas e, em seguida, implementando métricas para garantir que esteja sempre a melhorar.

 

Estratégia

 

Etapa 1: Identifique e segmente os seus públicos. Hoje, os compradores esperam uma experiência personalizada em todos os pontos de contacto. Para fazer isso, deve compreender os seus atributos demográficos, bem como abordar questões e pontos problemáticos.

Etapa 2: Estabeleça metas e estratégia de medição. Use as informações do público para determinar personas e obter uma visão clara da sua jornada de vendas para estabelecer metas e estratégias de medição. Métricas importantes incluem impressões, alcance, cliques, taxa de cliques (CTR), taxa de engajamento, conversões, custo por lead (CPL), custo efetivo por milhar (eCPM), bem como métricas de back-end como retorno sobre o investimento (ROI), retorno do investimento em publicidade (ROAS), atribuição de primeiro toque e multitoque e valor vitalício do cliente (LCV).

Etapa 3: Configure adtech e canais. A tecnologia de anúncios pode levar algum tempo para navegar, portanto, certifique-se de ter as plataformas de gestão de dados (DMPs), plataformas de demanda (DSPs), plataformas de fornecimento (SSPS) e trocas de anúncios corretas antes de começar.

Etapa 4: iniciar e otimizar. O marketing digital pode ser usado para aquisição, promoção, construção da fidelidade do cliente e promoção da marca. Reveja as métricas regularmente para saber onde se destaca e onde precisa trabalhar para se tornar num líder neste espaço de alto impacto e alta demanda.

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