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Gestão de redes sociais

Publicar sem pensar na Gestão de Redes Sociais é um erro que pode custar tempo e dinheiro. Se entrar de cabeça sem saber para onde ir, pode decepcionar-se com o destino.

 

Gestão de redes sociais

 

O problema é fazer a gestão de redes sociais e distribuir o seu conteúdo em canais nos quais o seu público não está. E ainda usando uma linguagem com a qual ele não se identifica. Se assim for nunca vai atingir as pessoas certas.

 

 

O que são Redes Sociais?

Rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes.

A Six Degrees, lançada em 1997, é considerada a primeira rede social em que as pessoas podiam criar um perfil e interagir com outros usuários.  Mas foi só em 2003 com a criação do MySpace, e seguindo pelo Facebook, em 2004, que as redes sociais se tornaram mainstream.

Com o passar do tempo, as empresas começaram a ver o valor de interagir socialmente com seu público-alvo online e começaram a usar as redes sociais para expandir o seu alcance, relacionarem-se com a audiência e fortalecer as suas ações de marketing.

 

redes sociais

O que é Gestão de Redes Sociais?

Gerir redes sociais significa monitorar a sua presença online em plataformas de media social como Facebook, Instagram e Twitter criando, publicando e analisando o conteúdo postado. Além disso, a gestão de redes sociais inclui envolvimento e interação com os usuários.

Um gestor de redes sociais, trabalhando como consultor, funcionário interno ou membro da equipa de uma agência de marketing digital, é um profissional qualificado em marketing, publicidade e gestão de redes sociais. Estes profissionais ajudam-no a atingir os seus objetivos de presença social, como aumentar o número de seguidores.

Fazer uma boa gestão de redes sociais é entender desde o princípio o seu público e, principalmente, o motivo para interagir com as pessoas num determinado canal de comunicação.

 

Por que é importante fazer uma boa gestão de redes sociais?

As redes sociais tornaram-se num dos principais canais de comunicação entre as empresas e a sua audiência. Deste modo, fica evidente a importância de uma boa gestão de redes sociais para evitar ruídos na comunicação e assim conseguir aproximar-se da sua audiência.

Além de manter o diálogo como uma via dupla e criar empatia, as redes sociais servem como uma vitrine para os seus produtos ou serviços, permitindo que o público conheça melhor a empresa e o que ela oferece. O ideal é que utilize esse espaço mais para divulgar conteúdo de qualidade produzido pela sua empresa, criar engajamento com o seu público e afirmar-se como uma autoridade no assunto.

Outro ponto importante é que uma presença ativa nas redes sociais gera credibilidade. Também facilita que aquelas pessoas que nunca ouviram falar de si ainda assim encontrem o seu negócio. Assim, pode ser uma ótima forma de capturar leads e levar mais pessoas a ingressar no seu funil de vendas.

 

Em quais redes sociais é bom estar presente?

Facebook

Facebook

 

Com mais de um bilhão de usuários diários, o Facebook é uma grande rede de media social. É por isso que as agências que oferecem serviços de gerenciamento de media social apesar de não se especializarem apenas nesta rede social, a recomendam fortemente devido à variedade de sua audiência. A grande vantagem é que apresenta uma ampla variedade de anúncios e formatos de conteúdo, de fotos a vídeos e texto.

Twitter

Twitter

 

Com 330 milhões de usuários, o Twitter não oferece o mesmo alcance que o Facebook. No entanto, fornece ao seu negócio acesso a um grupo de usuários que se envolve com marcas diariamente. Dependendo do seu público-alvo, isso é uma vantagem. Outra vantagem do Twitter são os seus usuários – eles são ativos e ficam felizes ao interagir com outros usuários. O Twitter também apresenta um público específico, o que é útil se pessoas entre 18 e 29 anos estiverem no seu público-alvo.

Instagram

Instagram

 

Com mais de um bilhão de usuários ativos a cada mês, o Instagram está a tornar-se um novo padrão para serviços de gestão de redes sociais. O foco em imagens, assim como em vídeos, incentiva as empresas a criarem formas criativas de capturar e envolver o público. O maior benefício do Instagram é que os usuários adoram usar a plataforma. É por isso que 60% fazem check-in várias vezes ao dia, o que aumenta a chance de os usuários não apenas verem as suas postagens, mas também interagirem com eles.

LinkedIn

Linkedin

 

Como a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn oferece acesso a mais de 550 milhões de usuários. É por isso que é uma plataforma ideal para empresas que procuram recrutar candidatos, bem como estabelecer-se como líderes de setor. O LinkedIn oferece alguns benefícios para empresas, especialmente em operações B2B. Para leads de B2B da media social, 80% vêm do LinkedIn. É por isso que mais de 60% dos profissionais de marketing acham que é a plataforma mais eficaz para os seus negócios.

 

YouTube

Youtube

 

Com mais de um bilhão de usuários, o YouTube oferece acesso a mais de 70% dos adultos. Em resposta, as empresas estão a fazer mais com as suas contas do YouTube, desde a criação de vídeos instrutivos até à exibição de material de bastidores. Um benefício notável do YouTube é que ele converte mais do que qualquer outra plataforma de media social – mais até que o Facebook. Isso pode levar a grandes ganhos para a sua empresa, especialmente se o seu produto for caro.

 

Pinterest

Pinterest

 

O Pinterest possui mais de 200 milhões de usuários, oferecendo às empresas um forte foco visual, como fabricantes de armários, lojas de roupas e floriculturas, a chance de se conectar com as pessoas no seu público-alvo. Uma vantagem do Pinterest é que os usuários usam esta plataforma para planear compras futuras. Um estudo revelou que mais de 85% da geração do milénio o usa para esse fim. Como resultado, está a conectar-se com consumidores que já planeiam comprar.

 

O que inclui a gestão de redes sociais?

Pesquisa do Público-Alvo

Saber quem é o seu público-alvo é fundamental para maximizar o seu investimento em gestão de redes sociais. O nosso serviço de gestão de redes sociais inclui pesquisa de público, estas práticas garantem que invista o seu orçamento de marketing e gastos com publicidade na criação de conteúdo e anúncios que visam os usuários certos.

Criando uma Estratégia de Rede Social

Antes de lançar sua campanha de media social, vamos desenvolver a sua estratégia. Na maioria dos casos, temos de nos concentrar na construção de uma estratégia para cada plataforma devido às diferentes funções e usos do Twitter, LinkedIn, Facebook e outras plataformas de media social.

Projetar as contas de Rede Social

Os serviços de gestão de redes sociais também podem incluir design de media social. Este serviço concentra-se na criação de imagens profissionais que capturem a sua marca e causem uma ótima primeira impressão nos usuários. Na maioria dos casos, o design de media social irá estar concentrado nas imagens estáticas da sua conta.

Desenvolvimento de Anúncios

Dependendo dos objetivos de sua empresa e plano de serviço, o gestor de rede social desenvolverá uma estratégia de publicidade para a sua empresa. Se desejar ganhar seguidores mais genuínos, bem como incentivar o envolvimento do usuário, os anúncios nas redes sociais são essenciais.

Desenvolvimento do Calendário de Conteúdo

Um produto incluído na maioria dos serviços de gestão de redes sociais é um calendário de conteúdo para cada uma de suas contas de media social. Este calendário é um ponto de referência para si e para a sua equipa de gestão de redes sociais.

Criação de Conteúdo Específico da Plataforma

Um especialista em gestão de redes sociais faz mais do que construir um calendário de conteúdo para sua empresa – ele também pode criar o conteúdo. Em alguns casos, pode supervisionar todos os aspectos da criação de conteúdo, desde o desenvolvimento do tópico até à redação e seleção de media.

Interação com Seguidores

Uma responsabilidade do dia a dia incluída em muitos serviços de gestão de rede social é interagir com os seus seguidores, bem como com os comentaristas. Para muitas empresas, este serviço é inestimável, pois tem um impacto direto no reconhecimento e na fidelidade da marca.

Aumentar o Alcance Social

Os anúncios não são a única maneira do especialista em media social aumentar os seus seguidores, bem como a sua presença nas redes sociais. Como parte dos serviços de gestão de rede social, o seu provedor pode entrar em contato com influenciadores e organizações confiáveis ​​no seu setor.

Monitoração de Desempenho

Uma parte crítica da gestão de rede social é monitorizar o desempenho dos seus esforços. É por isso que a sua equipa de especialistas em media social rastreará o desempenho dos seus anúncios, bem como o conteúdo criativo, e compartilhará esses resultados consigo.

 

Entre em contato com a Clikk para a melhor solução para a gestão das suas Redes Sociais

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