geral@clikk.pt     Telefone: +351 211 963 648

O Vídeo no Marketing

Não é muito difícil ver por que o vídeo é tão popular hoje em dia – por um lado, é um formato fácil de digerir que dá aos nossos olhos um descanso da superabundância de informações textuais online. É por isso que o mundo supostamente assiste a um bilhão de horas de vídeo social no YouTube por dia.

E aqueles que estão rumo a carreiras em marketing digital devem ter um entendimento completo do poder do vídeo como ferramenta de marketing. Isso não ocorre apenas porque eles podem estar interessados​​em fazer vídeos incríveis, mas porque provavelmente terão que aprender a incorporar vídeos no seu conteúdo para se manterem competitivos.

Aqui, descreveremos algumas práticas recomendadas para a criação e a partilha de vídeos e destacaremos 5 razões principais pelas quais o vídeo é tão crucial para sua estratégia de marketing.

video

Por que vídeo?

O vídeo é um formato de conteúdo versátil e envolvente que não apenas nos dá uma imagem real do que está a acontecer, como também é fácil de compartilhar nas várias plataformas. Os consumidores gostam porque é fácil de digerir, divertido e envolvente, e os profissionais de marketing gostam porque pode dar um retorno do investimento (ROI) potencialmente grande por meios multicanal.

O vídeo também é muito acessível para qualquer pessoa com acesso à Internet, tanto para assistir quanto para produzir. Embora certamente haja uma tendência de vídeo de alta qualidade num nível mais profissional, qualquer pessoa pode entrar em seu laptop e criar seu próprio vídeo em menos de uma hora.

 

Tipos de Vídeo

Existem muitos tipos diferentes de vídeos por aí, e parte da criação de uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz é ter um entendimento sólido do seu propósito antes de se sentar e criar o vídeo (ou qualquer outro tipo de conteúdo). Para isso, deve ter certeza de que tanto o tipo de vídeo quanto a finalidade do canal (se estiver a postar em redes sociais) se adequam à finalidade do vídeo em si.

 

Exemplos de tipos de vídeos

Um explicador pode ajudar a educar as pessoas sobre o seu produto e podem ser usados​em conjunto com instruções, atividades de atendimento ao cliente e toda uma outra gama de aplicações.

As entrevistas podem ajudar a encorajar a conversa entre os lados ou mostrar um convidado especial ou influenciador. Se estiver a criar vídeos com especialistas convidados, por exemplo, pode sempre reutilizar o áudio e comercializá-lo como um podcast.

Avaliações de produtos e vídeos de demonstração podem ser criados por embaixadores da marca em troca de produtos gratuitos. Se conseguir encontrar pessoas no seu setor que buscam aumentar seu número de seguidores nas redes sociais, essa pode ser uma ótima maneira de conseguir publicidade gratuita. Isso também pode ajudá-lo a descobrir informações sobre o produto, se as pessoas que fazem as análises de vídeo tiverem muito envolvimento e comentários. Portanto, em certo sentido, pode funcionar como uma pesquisa de mercado.

video mais

5 estatísticas e a importância do vídeo

Informando e Educando

97% dos profissionais de marketing afirmam que os vídeos ajudam os clientes a entender os produtos. (Hubspot)

Na maioria das vezes, os profissionais de marketing já não adotam um tipo de abordagem de pitching – o motivo? Simplesmente, há muita escolha lá fora. Consumidores e empresas simplesmente não precisam ser vendidos, em vez disso, eles fazem uma pesquisa rápida na Internet para encontrar o melhor produto.

Os profissionais de marketing precisam abordar o público com uma oferta baseada em valor em vez de uma “venda”. E os vídeos ganham destaque ao dar aos clientes uma visão realmente de perto de um produto, serviço ou até mesmo de um influenciador ou professor.

 

SEO

Mais de 80% de todo o tráfego consistirá em vídeo até 2021. (Cisco)

Os mecanismos de pesquisa amam os vídeos porque os vêm como conteúdo de alta qualidade, então, para esse fim, usar vídeos em vários tipos de conteúdo, bem como nas suas páginas principais da web pode fazer maravilhas pelo seu SEO – desde que os próprios vídeos sejam otimizados corretamente também. Isso significa incorporar as palavras-chave certas, uma meta descrição sólida e também um título forte.

 

Competitividade

81% das empresas agora usam vídeo para marketing. (Hubspot)

Os vídeos são incríveis para transmitir todo o tipo de mensagens e, se pensarmos em termos práticos, um vídeo explicativo curto e exclusivo pode fazer uma grande diferença quando se trata de educar as pessoas sobre os prós e contras do seu produto específico. Ao usar a narrativa e tipos de media exclusivos, pode facilmente chamar a atenção das pessoas.

Dependendo de como o vídeo combina com o seu produto, pode usar um vídeo explicativo animado ou ilustrado para se destacar na multidão.

 

Tornando-se pessoal

O vídeo ao vivo será responsável por 13% do tráfego em 2021. (Cisco)

Instagram Stories e Snapchat são fantásticos para oferecer às pessoas vislumbres íntimos ou curtos e pessoais sobre o que está a fazer e são ótimos para ferramentas criativas. O interessante sobre esses vídeos é que eles ficam ativos por apenas 24 horas, o que cria uma sensação de tempo real. Também dá aos profissionais de marketing a oportunidade de desenvolver anúncios com foco em promoções urgentes.

Conteúdo efémero em tempo real é ótimo para criar uma sensação de interação face a face, construindo confiança na marca e oferecer ao público atualizações casuais e interessantes (por exemplo: nos bastidores)

 

Impulsionar conversões

90% dos consumidores afirmam que um vídeo ajuda a tomar uma decisão de compra. (Media social hoje)

Wyzowl afirma que 74% das pessoas que têm a oportunidade de ver um produto em ação por meio de um vídeo explicativo irão comprá-lo. E as páginas de destino também são ótimos lugares para colocar vídeos, supostamente aumentando as taxas de conversão em até 80% (apenas certifique-se de manter a reprodução automática desligada para não assustar o cliente com ruídos altos).

Outra razão pela qual o vídeo é ótimo para conversões em sites é que eles realmente mantêm as pessoas por perto por tempo suficiente para que elas percorram o site. Isso é especialmente verdadeiro para aqueles que não são grandes leitores (uma boa regra é presumir que os olhos das pessoas podem estar cansados​de olhar para uma tela o dia todo). Supostamente, as pessoas assistindo um vídeo permanecem por cerca de dois minutos inteiros ou mais, se houver um vídeo.

videos rede social

Dicas para marketing de vídeo

Agora que tem alguns motivos incríveis para incorporar vídeo nas suas atividades de marketing ou aprender como criar vídeos incríveis. Mas como realmente fará um vídeo envolvente e otimizado? Aqui estão algumas dicas.

Em primeiro lugar, descubra qual é a duração ideal do vídeo para a sua plataforma – aqui está o que o Hubspot recomenda:

Instagram: 30 segundos

Twitter: 45 segundos

Facebook: 1 minuto

YouTube: 2 minutos

Outras coisas que vai querer fazer para garantir o melhor engajamento e acessibilidade, bem como impulsionar o seu SEO incluem o uso de legendas para reprodução automática e manter o vídeo em silêncio se estiver numa landing page. Vídeos em landing pages podem ser muito eficazes, mas apenas se não assustarem os espetadores. Também deve ter certeza de manter seu vídeo compatível com dispositivos móveis.

Para entender o desempenho dos seus vídeos, use boas práticas de SEO e verifique sempre suas métricas. Pode desenvolver uma biblioteca padrão de vários vídeos e mantê-los organizados no YouTube e, em seguida, incorporá-los em várias formas de conteúdo, como blogs e e-mails.

 

Conclusão

O vídeo é uma das formas de conteúdo mais populares do mundo e o vídeo não é apenas divertido, é realmente uma das melhores maneiras de chegar ao seu público-alvo e dar-lhes uma visão real do que você e a sua empresa fazem. A chave aqui é pensar além do lucro e do produto, é mostrar algo sobre a sua filosofia, ou compartilhar algumas informações sobre um evento interessante, ou ofereça algumas informações valiosas. Quanto mais souberem das suas práticas positivas, maior será a probabilidade de permanecerem por perto.

Peça um orçamento para começar já a criar conteúdo em vídeo com a Clikk

 

Leave a Reply